top of page

Conheça nossa equipe

1_edited.jpg

Aline de Oliveira Silva

Psicóloga formada pela PUC-Rio com intercâmbio acadêmico pela Universidade Europeia e realização de residência no Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (FIOCRUZ). Possui experiência na área de psicologia clínica, hospitalar, em saúde mental, saúde da mulher, transtornos alimentares, desenvolvimento infantil, transtorno do espectro do autismo, dinâmica familiar e do casal e violência. Além da experiência no estudo e atendimento clínico ao longo da primeira infância (0-3 anos).

Atualmente, é mestranda em psicologia clínica na Universidade de São Paulo (USP) com o projeto intitulado “Percepção dos pais sobre a saúde mental das crianças durante a pandemia: Quando buscar ajuda profissional?” e membro de clínica multiprofissional especializada em transtornos alimentares. Também organiza e participa de grupos de estudos para formação e atualização constante. 


Pelo Espaço Fio, atende gestantes, crianças, adolescentes, adultos e casais.

3_edited.jpg

Ana Clara Tavares Aguiar

Psicóloga formada pela PUC-Rio, com intercâmbio acadêmico pela Université Catholique de l'Ouest, na França. Apresenta  experiências na área escolar, em saúde mental e em atendimentos clínicos de crianças, adolescentes e adultos. Interessa-se pela psicanálise e sua pluralidade, reconhece e busca conhecer as diferentes formas dos indivíduos estarem no mundo e interagirem com o mesmo. Preza, assim, a individualidade de cada sujeito dentro do conjunto social.

Atualmente, compõe o quadro de psicólogos do Instituto Cultural Freud e do Espaço Fio Psicologia, atendendo crianças, adolescentes e adultos. É aluna do curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Psiquiatria e Psicanálise com Crianças e Adolescentes do Instituto de Psiquiatria da UFRJ.

4_edited.jpg

Beatriz de Paula Fonseca Ribeiro Ramos

Psicóloga clínica formada pela PUC-Rio com intercâmbio acadêmico na Universidade de Leeds, na Inglaterra, e pós-graduada na especialização lato sensu em Psiquiatria e Psicanálise com Crianças e Adolescentes no IPUB/UFRJ. Atualmente faz sua formação em Psicanálise pela Sociedade Brasileira de Psicanálise do Rio de Janeiro - SBPRJ.

 

Beatriz possui interesse na articulação da psicanálise com temas relevantes na contemporaneidade, além de um grande interesse pela filosofia e pelo estudo de gênero, articulando o discurso teórico psicanalítico com as questões que atravessam a sociedade e os indivíduos. Possui, dessa forma, uma compreensão do sujeito como parte de um todo que está em constante relação com um grupo, com o qual mantém uma relação de interdependência. ​

 

Possui experiência na área de psiquiatria, além da realização de  atendimentos clínicos com adolescentes, adultos, famílias e casais.

Pelo Espaço Fio, atende adolescentes, adultos, famílias e casais.

5_edited.jpg

Clara Mota

Graduada em Psicologia pela PUC-Rio, com intercâmbio acadêmico na Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa em Lisboa, e pós-graduada na especialização lato sensu Psiquiatria e Psicanálise com Crianças e Adolescentes no IPUB/UFRJ. A psicóloga tem experiência na área da psicologia clínica, saúde mental e atendimentos psicanalíticos de crianças, adolescentes, adultos, famílias e casais. Atualmente também faz parte do programa de terapeutas do Instituto Cultural Freud e faz sua formação em Psicanálise pela sociedade Brasileira de Psicanálise do Rio de Janeiro - SBPRJ.

Interessada pela área das teorias das relações objetais na psicanálise, que considera o desenvolvimento único de cada sujeito imerso em seu ambiente e todas as trocas provenientes dessa interação, a psicóloga acredita que a escuta deve estar atenta e sensível às individualidades de cada paciente, compreendendo e considerando a sua narrativa como um todo.
Pelo Espaço Fio, atende adolescentes, adultos, famílias e casais.

2_edited.jpg

Fernanda Rodrigues Monteiro

Psicóloga formada pela Universidade PUC-Rio e pós-graduada na especialização lato sensu Psiquiatria e Psicanálise com Crianças e Adolescentes no IPUB/UFRJ.
Possui experiência clinica no atendimento de adultos, crianças e adolescentes de diversos contextos sociais, com uma compreensão de que a subjetividade não é algo indissociado do meio, mas é constantemente atravessada e transformada por ele.


Além do Espaço Fio, integra o quadro de profissionais que realiza atendimentos sociais no Instituto Cultural Freud, onde também dá continuidade à sua formação através do cursos, palestras e grupos de reflexão. Entende o intercambio das artes literárias e audiovisuais com a teoria psicanalítica como fontes de rico conhecimento a respeito da mente humana.
A partir de uma escuta sensível, oferece um espaço de acolhimento e elaboração àqueles que vem em busca de seu trabalho.

Pelo espaço Fio atende crianças, adolescentes e adultos.

bottom of page